Política

PF investiga prefeito de Boa Vista da Aparecida por crimes de corrupção

Cerca de 120 policiais federais cumpriram os mandados judiciais, em seis municípios do Paraná (Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra) e um do Pará (Uruará)

Foto:Assessoria
Foto:Assessoria

 

 

Boa Vista da Aparecida – Uma operação que investiga crimes de corrupção em licitações de prefeituras na região Oeste do Paraná cumpriu 28 mandados de busca, ontem (26). A Operação Jaborandi investiga crimes de corrupção envolvendo prefeitos, servidores públicos e empreiteiros de diversos municípios da região.

Cerca de 120 policiais federais cumpriram os mandados judiciais, em seis municípios do Paraná (Umuarama, Boa Vista da Aparecida, Perobal, Três Barras, Santa Helena e Guaíra) e um do Pará (Uruará).

De acordo com a PF, a ação é continuidade de uma investigação que iniciou há mais de um ano após denúncias de que empreiteiros estariam se reunindo em conluio com chefes dos poderes executivos locais para fraudar o caráter competitivo de procedimentos licitatórios envolvendo o setor de obras de municípios da região.

Segundo a polícia, ao longo das investigações, foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, as quais, sob a anuência e coordenação dos prefeitos de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, e do prefeito afastado de Umuarama, Celso Pozzobom, se reuniam para direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar seus valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema.

Em Boa Vista da Aparecida, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Leonir, na prefeitura, na casa da chefe de gabinete da prefeitura e em uma empresa de terraplanagem. Segundo a Polícia Federal, um secretário municipal de Boa Vista, ao ver as viaturas da PF fugiu e se escondeu no cemitério municipal. Ele foi localizado e teve o celular apreendido.

De acordo com o delegado Mateus Marins Correa de Sá, responsável pela operação, o dinheiro era dividido entre os agentes públicos e empresários que participava do esquema. “Em uma das licitações, por exemplo, era uma pavimentação urbana e uma das empresas concorrentes era um disk chope da região”, detalhou.

A Polícia Federal informou que os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão.

 

Jaborandi

O nome da operação faz referência à estrada Jaborandi, localizada no município de Umuarama, sendo uma das primeiras obras que originaram a investigação. A Prefeitura de Umuarama emitiu uma nota sobre a operação e informou que o prefeito em exercício Hermes Pimentel recebeu os policiais e lamentou o envolvimento de Umuarama em mais esta ação da Justiça. “É uma triste surpresa, mais um escândalo com desvio de dinheiro público. Com isso a administração municipal só perde credibilidade”, comentou.

O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, usou as redes sociais oficiais do Município para se manifestar. Ele disse ter se surpreendido com a operação. Além disso, ele confirmou que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dele, na prefeitura e também na casa do seu chefe de gabinete. O prefeito informou que está tranquilo e disse estar à disposição da Justiça para novos esclarecimentos.

Leonir informou ainda que em breve os fatos serão esclarecidos e disse não ter envolvimento com nenhuma organização criminosa. Segundo Leonir, a PF apreendeu o celular e também a agenda de trabalho dele. “Respeito o trabalho da polícia, a investigação, mas estou tranquilo, de cabeça erguida e vamos continuar. A população de Boa Vista me conhece e, futuramente, com certeza, os fatos serão esclarecidos e a gente vai mostrar que não tem envolvimento nenhum, muito menos com facção criminosa”.

 

Afastado

Celso Pozzobom foi afastado do cargo de prefeito de Umuarama no mês passado. Segundo o Ministério Público do Paraná o pedido foi feito no âmbito da Operação Metástase, que investiga desvio de R$ 19 milhões da Fundação Municipal de Saúde.

As investigações desse caso começaram no início de 2020. Há indício de fraudes em licitações, com superfaturamento de contratos, emissões de notas fiscais frias, depósitos em contas de investigados e terceiros.

As investigações indicam a atuação de uma organização criminosa suspeita de praticar os crimes de peculato e falsidade ideológica. Empresas ligadas ao grupo eram beneficiadas no esquema, de acordo com o Ministério Público. Pozzobom não se manifestou sobre o assunto.

 

 

Conhecido pela ‘Rinha de Galo’

Por duas vezes, em fevereiro e setembro deste ano, o prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, foi detido transportando galos de rinha no Rio Grande do Sul. Nas duas oportunidades, ele foi solto na sequência e negou ser dono dos animais.

Na primeira vez, o MP informou que o carro usado pelo gestor, comprado em 2017 por R$ 124 mil, era alvo de um processo judicial. A suspeita era a de que houve direcionamento de uma licitação para a compra do veículo.