Cotidiano

PF indicia Genu e outras três pessoas na Lava-Jato

SÃO PAULO ? A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-tesoureiro do PP, João Claudio Genu e outras três pessoas formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Todos eles foram alvos da 29ª fase de Operação Lava-Jato, batizada de ?Repescagem?.

Genu era o principal assessor do ex-deputado José Janene, morto em 2010, uma das peças chaves na montagem do esquema de propina que atuou na Petrobras. Além do ex-tesoureiro, foram indiciados o sócio dele Lucas Amorim Alves, a esposa Cláudia Gontijo Resende Genu e o cunhado Antônio Gontijo de Rezende.

De acordo com o doleiro Alberto Youssef, Genu seria o responsável por receber a propina de contratos firmados na Diretoria de Abastecimento da estatal, então comandada por Paulo Roberto Costa. e por distribuí-la.

Os investigadores afirmam que 60% dos recursos iam para o ex-diretor e 30% para parlamentares do PP. Os outros 10% eram usados para o custo operacional da lavagem de dinheiro. O ex-tesoureiro do PP teria movimentado, pelo menos, R$ 7 milhões entre 2005 e 2013.

Genu montou uma rede de lojas e serviços, que segundo a força tarefa da Lava-Jato, foram usados para lavar e ocultar o dinheiro desviado. Os negócios teria a participação dos outros três indiciados na terça-feira.