Cotidiano

PF faz operação na Bahia contra fraude na Caixa e em outros bancos

São cumpridos 25 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão

FEIRA DE SANTANA (BA) – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Ali Babá para desarticular uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes na Caixa Econômica Federal e em outras instituições financeiras na Bahia. Cerca de 140 policiais federais cumprem 25 mandados de prisão — dez preventivas e 15 temporárias —, 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva em Salvador, Feira de Santana, Seabra, Palmeiras, Monte Santo, Presidente Tancredo Neves e Remanso.

De acordo com a PF, o grupo operava desde 2006 obtendo grandes empréstimo por meio de empresas em nome de “laranjas”. O dinheiro, no entanto, não era restituído aos bancos credores. Pessoas especializadas no fornecimento de documentos falsos, que viabilizavam a criação das empresas inidôneas e a obtenção dos empréstimos fraudulentos, também participavam do esquema.

A PF afirmou que já foram identificadas 19 empresas envolvidas no esquema, mas há suspeitas de que esse número seja maior. Só no ano de 2013, foram constatados prejuízos superiores a R$ 10 milhões de reais.

Ainda segundo a PF, todos os envolvidos no esquema deverão responder por organização criminosa e estelionato.