Cotidiano

PF faz operação contra desvios na prefeitura de Foz de Iguaçu

dinheiroop.jpgSÃO PAULO. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) realizam, na manhã desta quinta-feira, uma operação contra uma quadrilha que praticava irregularidades na prefeitura de Foz de Iguaçu, no Paraná, e na Câmara Municipal da cidade.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão preventiva, oito de prisão temporária, 11 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso, nas cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba, Cascavel (PR), Maringá (PR), Pato Branco (PR), Recife e Brasília.

De acordo com a PF, somente em algumas obras de pavimentação em Foz do Iguaçu, submetidas a exame pericial, foram constatados prejuízos de cerca de R$ 4,5 milhões. Além disso, a péssima qualidade das obras reduzirá consideravelmente a vida útil do asfalto colocado nas ruas da cidade.

As investigações fazem parte da Operação Pecúlio e se valeram de delações premiadas. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu. A ação de hoje, a 5ª fase da Pecúlio, recebeu o nome de Nipoti, em referência a um suposto favorecimento de parentes nas contratações das obras.