Cotidiano

PF faz operação contra desvio de recursos públicos destinados à UFPR

SÃO PAULO – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação, batizada de “Research”, para apurar prática de desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná.

Feita em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União, a operação tem como objetivo apurar repasse irregular de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a pessoas sem vínculos com a instituição no período entre 2013 e 2016.

Cerca de 180 policiais federais, seis servidores da Controladoria Geral da União e 4 do Tribunal de Contas da União cumprem 73 ordens judiciais: 29 mandados de prisão temporária, 8 conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso e Rio.

Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, a investigação reuniu indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos (desvio de recursos públicos federais) realizados no período de 2013 a 2016 a título de auxílio a pesquisadores, bolsas de estudo no país e bolsas de estudos no exterior a diversas pessoas desprovidas de vínculo regular de professor, servidor ou aluno da Universidade Federal do Paraná.

Dentre os fatos até então apurados, diz a PF, se detectou a participação de ao menos dois funcionários públicos federais nas fraudes, resultando na prisão cautelar de ambos.

De acordo com a PF, o nome é uma referência ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas pelos contemplados.

Os investigados estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários.