Cotidiano

PF faz operação contra contrabando em quatro estados

RIO – A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação para combater o crime de contrabando. A ação ocorre em quatro estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com informações do G1, foram expedidos 138 mandados judiciais, sendo 43 de prisão. Ainda segundo o site, um total de 360 policiais participam da operação Celeno.

A quadrilha suspeita movimentava por ano cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias contrabandeadas e utilizava várias aeronaves, segundo a PF. Dos 143 mandados expedidos pela Justiça, 28 são de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva, e 77 de busca e apreensão. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada, já a prisão preventiva é por tempo indeterminado.

As investigações começaram em 2013 e identificaram quatro grupos criminosos. Ainda conforme a PF, eles conduziam aeronaves de Salto Del Guairá, no Paraguai, até pistas clandestinas no interior de São Paulo. As mercadorias eram então retiradas dos aviões e escoadas para entrepostos de armazenamento, de onde eram transportadas por caminhões e veículos até os destinatários finais.

As investigações apontaram que pelo menos 12 aeronaves eram utilizadas pelos criminosos, realizando até dois voos diários, e que cada uma levava cerca de 600 quilos de mercadorias, num valor estimado de 500 mil dólares por frete ilícito.

Quatro aeronaves foram apreendidas ao longo das investigações. Uma delas é um monomotor, alvejado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em outubro de 2015, quando tentava retornar ao Paraguai carregado de mercadorias.

O nome da operação “remete à mitologia grega na qual Celeno é uma harpia, um monstro mitológico. O nome ainda tem o significado ?obscuro? ou ?escuridão?, explica a PF.