Cotidiano

PF faz operação contra coiotes que levam brasileiros aos EUA via Bahamas

renato-soares-sardoa.jpgRIO ? A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira a Operação Piratas do Caribe para desarticular ramificação brasileira de uma quadrilha de coiotes responsável por levar brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos. A operação também tem o objetivo de buscar informações sobre o desaparecimento de 12 brasileiros na região das Bahamas, em novembro.

Coiotes Bahamas

Segundo as investigações, o grupo cobrava até R$ 60 mil para intermediar o transporte ilegal para os EUA via Bahamas. Antes de sair do Brasil, os imigrantes ficavam em alguma cidade com aeroporto internacional de fácil acesso aguardando a ordem de embarque para as Bahamas, que ocorria quando um determinado agente de imigração daquele país facilitava a entrada dos brasileiros. Uma vez nas Bahamas, os imigrantes aguardavam por vários dias para embarcar para os Estados Unidos de barco.

Segundo a Polícia Federal, além de todos os conhecidos riscos que envolvem a imigração ilegal para outros países, os coiotes escondiam os reais perigos envolvidos na travessia como a passagem pela região do Triângulo da Bermudas, famosa pelo alto índice de tempestades, naufrágios e desaparecimento de embarcações e aeronaves.

Participam da operação cerca de 30 policiais federais, em Rondônia, Santa Catarina e Minas Gerais. Foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva.

Em fevereiro, dez brasileiros foram presos em um resort nas Bahamas antes de tentarem ingressar ilegalmente nos Estados Unidos. Em dias diferentes, eles entraram legalmente no país do Caribe e disseram a funcionários de imigração que ficariam em Nassau antes de viajar para Freeport. Cinco deles haviam sido deportados dos Estados Unidos e estavam tentando voltar ao território americano.