Cotidiano

PF faz nova operação contra corrupção na prefeitura e Câmara de Foz do Iguaçu

SÃO PAULO – A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) realizam, na manhã desta sexta-feira, uma nova fase da operação contra uma quadrilha que praticava irregularidades na prefeitura de Foz do Iguaçu, no Paraná, e na Câmara Municipal da cidade. Nesta 6ª fase da ?Operação Pecúlio?, serão cumpridos 31 mandados de condução coercitiva e 36 mandados de busca e apreensão. As medidas judiciais foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

Na quinta-feira, 12 dos 15 vereadores da cidade foram presos durante a outra fase da operação. Dois delatores do esquema de corrupção afirmaram ao MPF que vereadores recebiam R$ 10 mil por mês a partir de 2015. Um empresário declarou que o diretor de pavimentação da prefeitura disse a ele que a administração municipal iria fraudar a medição do serviço de tapa-buracos para pagar mais do que a empresa deveria receber. Esse dinheiro excedente deveria ser repassado para o funcionário público, que pagaria os vereadores.

De acordo com a PF, somente em algumas obras de pavimentação em Foz do Iguaçu, submetidas a exame pericial, foram constatados prejuízos de cerca de R$ 4,5 milhões.