Cotidiano

PF faz ação em Brasília contra fraude na Previdência

2010012869468.jpg

RIO – Cinquenta policiais federais, em parceria com a Previdência Social, deflagraram na manhã desta quinta-feira a Operação Compensação, para execução de sete mandados judiciais expedidos pela 12º Vara da Justiça Federal no DF. O objetivo é combater uma organização criminosa que agia contra o INSS no Distrito Federal e deve ter causado um prejuízo de R$ 10 milhões ao cofres públicos e que poderia gerar um rombo de R$ 37 milhões nas contas da Previdência.

Segundo a Polícia Federal (PF), o grupo criminoso incluía empresários, um servidor público do INSS e um escritório de contabilidade. Eles usavam empresas ativas e inativas para o envio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPs) com dados falsos sobre supostos prestadores de serviço autônomos, a chamada categoria 13. Nesses documentos, eram inseridas informações sobre supostas compensações de valores de créditos tributários devidos ao Erário, gerando o chamado ?zeramento? (ausência de tributos a recolher aos cofres públicos).

Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, falsidade ideológica e organização criminosa, com penas que podem variar de 1 a 8 anos.