Cotidiano

PF desmantela quadrilha que movimentava R$ 1 bi com o tráfico

SÃO PAULO. A Polícia Federal deflagra na manhã desta sexta-feira uma operação para desmantelar uma quadrilha que agia no tráfico internacional de drogas, distribuindo entorpecentes produzidos no Paraguai para os estados de Goiás, Pará, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A operação foi batizada de ?Cavalo Doido? e cumpre 81 medidas judiciais: 21 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, 15 conduções coercitivas e 34 mandados de busca e apreensão no estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

A Polícia Federal estima-se que o grupo tenha movimentado mais de R$ 1 bilhão de reais. Foram bloqueadas 80 contas bancárias do grupo.

Mais de 200 policiais participam da operação, que está sendo realizada em conjunto com a Polícia do Paraguai. Os policiais estão destruindo os plantios de droga nas fazendas de propriedades do grupo criminoso.

Os investigadores identificaram uma das rotas do grupo, que entrava pela região fronteiriça de Pedro Juan Cabalero, vinda do Paraguai. No decorrer das investigações, foram apreendidas mais de 10 toneladas da droga, armas de grosso calibre e carros de luxo.

O nome ?Cavalo Doido? diz respeito ao modo de transportar a droga.

?Os veículos utilizados tinham bancos e acessórios arrancados e todo o espaço era ocupado com grande quantidade de drogas, sem qualquer tipo de disfarce. Carregado, o carro vinha em grande velocidade, sem paradas, e sem respeitar qualquer tipo de sinalização ou autoridades públicas. O objetivo era evitar perdas e chegar o mais rápido possível ao ponto onde o entorpecente seria vendido?, disse a nota da PF.

Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, tráfico internacional de armas, adulteração de arma de fogo e porte ilegal de armas. Somadas as penas podem ultrapassar 30 anos.

Trata-se de uma das maiores operações da PF nos últimos anos, segundo nota divulgada na manhã desta sexta-feira pela assessoria da Polícia Federal.