Policial

 PF deflagra 67ª Fase da Operação Lava Jato, Operação “Tango & Cash”

Policiais Federais cumprem 23 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná

Foto:Policia Fedreral
Foto:Policia Fedreral

Curitiba-PR. A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de hoje (23/10) a 67ª. fase da Operação Lava Jato, denominada Tango & Cash.

Policiais Federais cumprem 23 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Os mandados foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba-PR e objetivam a apuração de crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capitais. Estão sendo empregados 100 Policiais Federais na execução da operação.

Uma das empresas alvo de mandado de busca e apreensão integrava desde o início o cartel de 09 empreiteiras batizado de “O CLUBE”, que tinha por objetivo vencer e adjudicar as licitações para todas as grandes obras da PETROBRÁS. A partir de 2006 o “clube” aceitou o ingresso de outras companhias e chegou a ser composto por 16 grupos empresariais.

A fim de dar aparência de licitude ao pagamento de propinas, o grupo empresarial investigado repassava valores via empresas offshore a ex-diretores e ex-gerentes da PETROBRÁS, mediante a celebração de contratos fraudulentos de assessoria/consultoria. Um dos ex-diretores da estatal recebeu, entre 2008 e 2013, 9,4 milhões de dólares, percebendo parcelas de propina mesmo depois de ter deixado o quadro da empresa em 2012.

Há suspeita de que propinas pagas em obras pela empresa envolvida nessa fase seria de 2% do valor de cada contrato, o que pode ter gerado o pagamento de R$ 60 milhões em propina.

O nome da operação remete aos valores de pagamento das propinas e ao fato de que a empresa envolvida na investigação pertence a um grupo ítalo-argentino.

Foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados no valor aproximado de R$ 1.700.000.000,00 (um bilhão e setecentos milhões de reais).

Será concedida coletiva de imprensa às 10h no auditório da Superintendência Regional da PF em Curitiba-PR.

Localidades de cumprimento dos mandados

MATINHOS/PR

RIO DE JANEIRO/RJ
PETRÓPOLIS/RJ
NITERÓI/RJ
ANGRA DOS REIS/RJ

SÃO PAULO/SP
CAMPINAS/SP
BARUERI/SP

Comunicação Social da Polícia Federal