Esportes

PF cumpre mandados contra fraudes envolvendo confederações esportivas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, uma operação que cumpre 16 mandados judiciais, um deles de prisão preventiva, contra uma quadrilha responsável por fraude em licitações e desvio de recursos públicos do Ministério do Esporte destinados a confederações esportivas.

A Operação Nemeus, como foi batizada, prevê ainda uma notificação judicial de afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), Carlos Fernandes.

Os agentes da Polícia Federal cumprem os mandados em escritórios e residências em Belo Horizonte, Manaus, Caxias do Sul e no Rio de Janeiro. No Rio, são oito mandados de busca e apreensão, quatro conduções coercitivas e um mandado de prisão preventiva. Além disso, diligências são realizadas nas sedes das confederações de taekwondo e de tiro esportivo, e também de empresas ligadas às fraudes.

No início de julho, uma reportagem do programa “Fantástico” da TV Globo revelou um esquema de fraudes envolvendo a empresa SB Marketing e Promoções e dirigentes de confederações esportivas, uma delas a CBTKD.

A empresa falsificaria documentos para vencer licitações e gerir verbas destinadas pelo Ministério do Esporte a diversas confederações esportivas, realizando serviços por preços muito acima do valor de mercado. O valor total dos convênios suspeitos com a participação da empresa ultrapassava a casa de R$ 30 milhões.