Cotidiano

PF confirma tráfico de 3 crianças e já tem a identidade de todas

Cascavel – A Polícia Federal vai acionar a Interpol para auxiliar nas investigações sobre o tráfico de pessoas envolvendo uma criança de pouco mais de um ano encontrada em Cascavel neste mês. A informação é do delegado que trabalha no caso, Mario Cesar Leal Júnior, que confirmou no fim da tarde de ontem que foram confirmadas três pessoas traficadas (duas crianças – o menino de um ano e uma menina de 10 anos – e uma adolescente de 17 anos), todas de origem paraguaia. Segundo ele, já há a identificação de todas, mas, mesmo assim, a PF solicitou diligências das autoridades policiais no Paraguai para confirmar mais informações, inclusive o paradeiro dos pais desses menores.

As três vítimas teriam sido traficadas por Maria Conceição Queiroz, a Maria Paraguaia, que já está presa. “Na casa dessa mulher a polícia encontrou essas crianças e há indícios de que elas foram trazidas do Paraguai de forma ilegal, o que caracterizaria tráfico internacional de pessoas”, explicou o delegado.

Segundo Leal, Maria foi autuada em flagrante pela prática de tráfico de pessoas. “Ela foi recolhida, deve passar até amanhã [hoje] pela audiência de custódia e, caso não seja liberada pelo juiz federal, será encaminhada para a carceragem da Polícia Civil em Corbélia”.

O caso

O tráfico de crianças foi descoberto depois de o Ministério Público, a Vara da Infância e o Nucria convocarem a imprensa para pedir ajuda da população para identificar um menino de cerca de um ano que teria sido encontrado abandonado dia 10 de outubro. Após a PF entrar no caso, constatou que ele foi traficado do Paraguai para ser vendido a um casal brasileiro. A mulher suspeita do crime está presa.

Ontem à noite, os jornais Hoje News e O Paraná trouxeram com exclusividade na sua Fanpage a possível identificação do menino, após a notícia repercutir no Paraguai. Ele seria Bruno Pietro, filho de uma adolescente de 17 anos. Contudo, essas informações ainda não foram confirmadas pela Polícia Federal.