Cotidiano

PF comunica a candidato do PSDB que não há provas de tiros no comitê

1_marchezanjr.jpgPORTO ALEGRE ? A investigação da Polícia Federal não encontrou provas de que houve disparos de tiros contra o comitê do candidato do PSDB a prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, apesar de vídeos indicarem barulho de tiros na madrugada do último dia 17. A informação é do próprio comitê da campanha, que recebeu, nesta quinta-feira, cópia da conclusão da perícia e decidiu de antecipar e se manifestar em nota.

Segundo as informações, ?não há evidência de que os danos causados nos vidros do comitê possam ter sido ocasionados por disparo de arma de fogo?. Em nota, a campanha de Marchezan disse que recebeu com ?alívio? a conclusão do inquérito pela Polícia Federal.

Para a perícia, ?é factível a hipótese de quebra dos vidros por pressão de vento?, justificando que no dia havia condições climáticas ?extremamente desfavoráveis, com chuva concentrada e incomum atividade elétrica?.

A campanha diz, na nota, que manifesta seu alívio em saber que os fatos provavelmente não tiveram conotação violenta, tampouco motivação política ou mesmo uma ?guerra? entre traficantes e seguranças, como chegou a ser divulgado pela imprensa.

Uma cópia das conclusões foi enviada nesta quinta-feira à Justiça Federal, ao Ministério Público Federal e ao comitê de Marchezan, como parte interessada. O candidato resolveu se pronunciar antes mesmo de o documento se tornar público.

?A disponibilidade das testemunhas, a entrega imediata das imagens das câmeras internas e outros dados do comitê e a facilidade para a coleta de provas e indícios certamente contribuíram, de nossa parte, para o rápido esclarecimento, ainda em tempo de não restar dúvidas dentro do processo eleitoral?, diz a nota divulgada em uma das redes sociais do candidato tucano.

O tucano agradece a ?celeridade e eficiência? da PF e disse que Porto Alegre mostra assim ?maturidade eleitoral?.

A PF confirma o envio do documento aos interessados, mas não divulgou seu conteúdo.

Ataque ao comitê de campanha de Nelson Marchezan Jr. (PSDB) em Porto Alegre

Na madrugada do dia 17, vídeos mostraram os vidros do comitê se quebrando. Na ocasião, os relatos afirmavam que o comitê havia sido alvejado por 12 tiros que quebraram os vidros, que eram as paredes do comitê. O caso ocorreu entre meia-noite e 2h.

A campanha pediu investigação da Polícia local e da Polícia Federal. O comitê do tucano, à frente nas pesquisas de inteção de voto, fica numa esquina de uma avenida movimentada de Porto Alegre e é todo de vidro. Marchezan não estava no local, de onde saiu perto da meia-noite.