Cotidiano

PF acusa Fernando Bezerra de corrupção e participação em organização criminosa

BRASÍLIA – Inquérito da Polícia Federal acusa o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) de receber R$ 20 milhões em propina de empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato para abastecer a campanha a reeleição do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, já falecido. Para a polícia, as provas obtidas ao longo da investigação confirmam os repasses das empreiteiras a campanha de Campos e são suficientes para indiciar Bezerra e outros dois investigados por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A polícia só não indiciou Bezerra porque, pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), esta seria competência a Procuradoria-Geral da República. O inquérito sobre o uso do esquema de corrupção na Petrobras para abastecer a campanha eleitoral de Eduardo Campos foi concluído e enviado na segunda-feira ao STF. Caberá agora ao procurador-geral da República decidir se o material é suficiente para apresentar denúncia contra o senador ou se ainda precisa de mais tempo para aprofundar a apuração.

Pelas informações da polícia, os R$ 20 milhões destinados à campanha do ex-governador “teve origem em valores desviados de contratos celebrados pela Petrobras com três empreiteiras responsáveis pela execução de obras da Refinaria de Abreu e Lima”. Segundo a polícia, os repasses foram feitos por meio de “operações fictícias, o que incluía doações eleitorais ?oficiosas? e pagamentos em espécie, além de contratos fraudulentos ou superfaturados firmados com empresas de fachada ligadas aos envolvidos”.

Entre os acusados de envolvimento nas supostas fraudes está também o usineiro João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho. O empresário é um dos acusados de usar dinheiro de propina e empresas de fachada para comprar o jato usado na campanha eleitoral de Campos a presidência da República. O jato caiu e matou o ex-governador e um grupo de auxiliares em 13 de setembro de 2014.