Cotidiano

Pezão nega irregularidades e diz que está à ?disposição? da Justiça

INFOCHPDPICT000064098209

RIO ? O governador Luiz Fernando Pezão negou irregularidades e afirmou que está à ?disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos a respeito das investigações?. A Polícia Federal (PF) apontou, em relatório, indícios de recebimento de propina do esquema de corrupção supostamente comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral.

?Sobre relatório da Polícia Federal, o governador Luiz Fernando Pezão informa que continua à disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos a respeito das investigações. Pezão ressalta que suas contas já foram analisadas em processos anteriores da Polícia Federal, e estes foram arquivados?, diz a nota.

No texto, o governador se refere a um pedido de arquivamento, feito pela PF, do inquérito em que ele e Cabral são investigados no Superior Tribunal de Justiça no âmbito da Operação Lava-Jato. O órgão não conseguiu confirmar as suspeitas de que Pezão e Cabral teriam recebido dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras, como foi apontado pelo ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa. O Ministério Público Federal (MPF), no entanto, pediu mais diligências, e a investigação não foi arquivada.

O relatório da PF divulgado nesta quinta-feira se refere a uma suspeita de repasses de R$ 50 mil e R$ 140 mil. O nome do governador aparece em anotações manuscritas encontradas durante busca e apreensão na casa de Luiz Carlos Bezerra, apontado como um dos operadores de Cabral

?Apesar de ainda não terminada a análise do material (outras pessoas recebedoras de valores estão sendo identificadas), é certo que foi identificado como recebedor de valores o Sr. Luiz Fernando Pezão, governador do estado do Rio de Janeiro (ainda que nesse momento haja decisão do TRE pelo seu afastamento) sendo necessário que, salvo melhor juízo, Vossa Excelência, após parecer ministerial, possa submeter tais itens ao foro competente (STJ) para proceder a investigação em face do mesmo?, aponta o delegado Antonio Carlos Beaubrun no relatório.