Cotidiano

Peugeot planeja lançar concorrente do Uber, diz jornal

228459692.jpg

RIO – Enquanto algumas montadoras como General Motors e Toyota se aliam a aplicativos de transporte como Uber e Lyft; a Peugeot decidiu adotar uma abordagem diferente: em vez de se unir, assume a posição de disputa. A empresa francesa quer criar seu próprio serviço de transporte para competir com esses aplicativos, segundo o “Financial Times”. A expectativa é que ele, que também será lançado nos Estados Unidos, chegue ao mercado dentro de três anos.

peugeotuber_1209

Segundo o diretor executivo do grupo PSA Peugeot Citroën, Carlos Tavares, aliar-se a serviços de transportes já existentes distancia o contato entre as montadores e os consumidores que vão se deslocar em seus veículos.

? Seria perigoso para nós não estar em contato na linha de frente com o consumidor ? avalia o executivo.

A empresa já separou ? 100 milhões que serão aplicados em start-ups que trabalham com diferentes tipos de inovações de transporte ? o que, conforme o jornal, vai além das caronas pagas.

Tavares diz que a empresa ? que passou por uma ?experiência de quase morte? após quase decretar falência e precisar um pacote de resgate do governo francês de ? 3 bilhões há dois anos ? quer criar um serviço para concorrer no mercado que forneça acesso a carros ou motoristas em curto tempo, informa o ?FT?.

? Queremos destacar que, sob um nome de marca que ainda não sabemos, vamos nos tornar seu parceiro de mobilidade da vida toda ? afirmou Tavares. ? Não precisa ser uma marca automotiva.

Grandes montadoras tem se rendido à ideia de que os aplicativos de transporte compartilhado reduzirão o consumo de carros. Portanto, ao unir-se com empresas como Uber ou Lyft, as fabricantes de veículos tem adotado a estratégia de vender carros a essas companhias, o que surge como uma fonte de venda no longo prazo.