Cotidiano

Peugeot e Citroën admitem que gasto de combustível supera o anunciado

m975078.jpgPARIS – O grupo PSA Peugeot Citroën publicou resultados de testes mostrando que os dados sobre consumo de combustíveis de seus carros não correspondem à realidade, na primeira vez que uma montadora confirmou essa discrepância em toda uma gama de modelos.

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Nos 14 modelos Peugeot testados, os carros usaram 44% mais combustível na vida real do que o registrado na ficha técnica. Enquanto nos 11 veículos Citroën a média foi 39% maior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo grupo.

E três dos modelos da luxuosa DS gastaram, em média, 40% mais combustível do que o anunciado. Essa diferença não afeta apenas o bolso dos motoristas,mas também é uma medida de quanta poluição adicional um carro emite enquanto queima gasolina ou diesel.

Conduzidos em cooperação com grupos ambientais e auditados pelo Bureau Beritas, os testes são um esforço do grupo PSA para aumentar a confiança do consumidor após o escândalo da fraude de emissão de poluentes da Volkswagen.

SIMULADOR DE GASTOS

De acordo com Greg Archer, que trabalhou no protocolo do teste da PSA como membro da Federação Europeia para Transporte e Meio Ambiente, disse que os resultados estão em linha com a indústria.

O grupo PSA prometeu divulgar dados reais de emissões de poluentes para outros 20 modelos até o fim do ano e disse que iria oferecer um simulador on-line de consumo de combustível, para que os motoristas tenham uma ideia de quanto pagariam no posto, baseado no estilo de condução e nas condições da estrada.

Diferentemente de testes de laboratório, as verificações do PSA foram feitas em estradas públicas, com passageiros e bagagem a bordo, e ar-condicionado ligado. Os veículos rodaram de 25,5 quilômetros a 35,7 quilômetros. Cada automóvel foi testado três vezes, com dois motoristas diferentes.

O modelo que apresentou a maior diferença absoluta foi o crossover Peugeot 3008. Foram 7,6 litros a cada cem quilômetros nos testes na rua, contra 4,9 litros para os mesmos cem quilômetros de acordo com o New European Driving Cycle, teste padrão na União Europeia.