Cotidiano

Peugeot Citroën procura startups para concorrer com Vale do Silício

m975078.jpgPARIS – O grupo PSA Peugeot Citroën ? segunda maior fabricante dos veículos da Europa ? está aumentando os investimentos em venture capital para ganhar acesso a tecnologias de última geração para automóveis, como aplicativos de carona, baterias e computação em nuvem.

A Peugeot Citroën vai investir em fundos de venture capital por meio da nova unidade Business Lab, que permitirá à empresa comprar participações em startups que não desejam envolvimento direto de uma grande corporação, disse Anne Laliron, responsável pela divisão.

O fundo fez seu primeiro investimento em uma gestora de ativos que apoiou o serviço de streaming de música Deezer.

? O desenvolvimento de capital de risco é uma ferramenta novíssima para nós ? disse Anne Laliron. ? Algumas startups não têm interesse em um investidor corporativo, portanto procuramos colaborar com elas de maneiras diferentes.

A Business Lab da PSA recebeu a missão de encontrar e testar novas tecnologias e faz parte dos esforços na direção de serviços de mobilidade anunciados pelo presidente Carlos Tavares em abril, em meio a um movimento em todo o setor em favor da redução da emissão de poluentes, de serviços digitais e opções de propriedade de veículos.

As montadoras tradicionais concorrem com a Uber Technologies, a Apple e outras empresas que desenvolvem novos modos de transporte.

A Volkswagen, maior montadora da Europa, lançou nesta semana o negócio de serviços de mobilidade Moia, projetando que a divisão vai gerar parcela significativa de seu lucro nos próximos anos. Já a Daimler lançou uma plataforma de compartilhamento de carros particulares chamada Croove.

Desde que anunciou sua estratégia de mobilidade, a PSA revelou investimentos na provedora de compartilhamento de veículos Communauto, do Canadá, e nas francesas Koolicar e TravelerCar, do mesmo ramo. A PSA também investiu na plataforma online Autobutler, da Dinamarca, que conecta oficinas mecânicas e clientes.

Outro lançamento foi a marca Free2move, que oferece serviços de compartilhamento de veículos, gestão de frotas, arrendamento de automóveis e conectividade.

Além desse fundo com capital inicial de 100 milhões de euros (US$ 107 milhões), a Business Lab também pretende realizar parcerias diretas com fornecedores de tecnologia de mobilidade, disse Anne Laliron. O foco da unidade será em tecnologia limpa, inteligência artificial, análises e comércio eletrônico.