Cotidiano

Petroleira russa inicia perfuração de poço no Amazonas

RIO – A Rússia está deixando claro que pretende se tornar uma potência cada vez maior do setor petrolífero: depois de ter se tornado a maior produtora de petróleo do mundo, superando a Arábia Saudita em dezembro do ano passado, o país inicia agora a perfuração do primeiro de três poços exploratórios no Brasil. Segundo informou a Rosneft Brasil, subsidiária da russa Rosneft ? quinta maior petroleira do mundo ? nesta segunda-feira, a empresa deu início à perfuração do primeiro poço na Bacia do Solimões, localizado no estado brasileiro do Amazonas.

Primeira atividade da empresa russa no Brasil, a medida dá iníco à fase exploratória da empresa como operadora do projeto na Região Amazônica. Para isso, em 2015, a Rosneft comprou as participações nos blocos no Solimões da PetroRio (antiga HRT). De acordo com a petroleira, a expectativa é realizar perfuração, testes e avaliações desse primeiro poço já no segundo semestre deste ano. Os estudos realizados até o momento na região indicam a existência de reservas de gás natural.

Inicialmente, a Rosmeft Brasil planeja perfurar pelo menos quatro poços na chamada “campanha de perfuração exploratória”, com o objetivo de obter informações geológicas “valiosas para determinar o potencial de recursos de hidrocarbonetos da Bacia do Solimões”. A empresa sinalizou que tem grande interesse em ampliar suas atividades no Brasil, que considera um país “com grandes oportunidades de crescimento na área de upstream (exploração e produção de petróleo), tanto no segmento onshore como no offshore”, destacando ainda que “continua avaliando as opções de monetização de petróleo e gás para o Projeto Solimões”.

Os 18 blocos do Solimões cobrem uma área total de aproximadamente 37 mil quilômetros quadrados. Nos blocos, já foram identificadas 11 acumulações de gás natural e petróleo, em sua maioria. De acordo com a Rosneft, essas acumulações foram avaliadas pela D&M em uma estimativa de 666 milhões de barris de petróleo equivalente ? dos quais 95% são gás natural.

Em 2014, a empresa assinou um memorando de entendimento com a Petrobras que prevê a análise detalhada das opções de monetização de gás na Bacia do Solimões, a criação de um Grupo de Trabalho conjunto e a elaboração de um roteiro para o avanço do estudo. Esse estudo conjunto foi elaborado porque, como no passado a Petrobras já havia feito descobertas de reservas de gás natural na região, o objetivo é encontrar formas de tornar os empreendimentos na região economicamente viáveis (a exploração dessas reservas, devido às longas distâncias no meio da selva, exigem elevados investimentos para levar o gás aos centros consumidores).

A Rosneft finalizou dizendo ainda que os estudos foram concluídos e que “está trabalhando com as partes interessadas na Região Amazônica para avançar com as opções de monetização prioritárias”.