Cotidiano

Petrobras vai propor redução de salário

RIO – A Petrobras, sob o comando de Pedro Parente, vai retomar as negociações com os empregados da proposta de reduzir os salários, com a consequente redução da jornada de trabalho, como revelou nesta segunda-feira o blog de Lauro Jardim no site do GLOBO. A proposta tinha sido apresentada pela companhia em setembro último.

A disposição da Petrobras em retomar as discussões foi apresentada na semana passada pelo diretor de Recursos humanos, Hugo Repsold, em encontro de Parente e da diretoria com os empregados. Na ocasião, um dos funcionários perguntou sobre a proposta da redução de jornada, e Repsold afirmou que as negociações com os sindicatos da categoria seriam retomados na época das discussões das bases do acordo coletivo, em setembro próximo.

O diretor não falou de números, mas, na proposta anterior, a estatal propôs redução dos salários de 25% do pessoal da área administrativa, com redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais para 30 horas. A Petrobras previa a redução no valor pago por horas extras no fim de semana de 100% para 80% do salário.

Procurada, a Petrobras explicou que apresentou a proposta de redução da jornada, mediante redução proporcional de salário, no acordo coletivo do ano passado, e que os sindicatos pediram mais discussão sobre o assunto. ?Este ano esta proposta poderá fazer parte das negociações do ACT 2016?, informou a companhia.