Cotidiano

Petrobras espera receber recursos da União por exploração na Bacia de Campos

RIO – A Petrobras acredita que terá recursos a receber da União nas negociações a respeito do valor do barril do petróleo das reservas que recebeu para explorar sob o regime de Cessão Onerosa. Pelo regime, a União cede à companhia o direito de exercer, por meio de contratação direta, atividades de exploração e produção em áreas do pré-sal que não estão sob o modelo de concessão, limitadas ao volume máximo de cinco bilhões de barris de petróleo e gás natural. No caso, da estatal, a cessão foi feita em reservas na Bacia de Campos, quando foi feita a capitalização da estatal em 2010.

Agora, explica o presidente da estatal, Pedro Parente, o valor do barril do petróleo está sendo negociado entre as partes que contrataram empresas certificadoras para fazerem as avaliações. Até pouco tempo, enquanto a Petrobras afirmava que teria recursos a receber, o governo federal dizia que seria o contrário, a petrolífera teria que pagar.

? Nós achamos que seremos credores ? disse Parente, ao explicar que as negociações estão em andamento, mas sem fixar prazo para a conclusão, que espera que seja o mais rápido possível.