Cotidiano

Petrobras confirma que está em disputa com sócios da Sete Brasil

RIO – A Petrobras informou na noite desta segunda-feira que vem sendo alvo de procedimentos arbitrais no Brasil, instaurados por investidores da Sete Brasil. A estatal disse ainda, em nota enviada à Comissão da Valores Mobiliários (CVM), que discorda das “alegações apresentadas pelos investidores, e que atuará firmemente na defesa de seus direitos”. A companhia informou também que é alvo de uma ação judicial na Corte Federal do Distrito de Colúmbia, em Washington, nos Estados Unidos.

Na semana passada, o GLOBO revelou que até a Petros, fundo de pensão da Petrobras, estava analisando entrar com processo de arbitragem contra a estatal por conta do investimento na Sete Brasil. A Petros deve engrossar a lista de sócios da Sete que já iniciaram processo de arbitragem contra a Petrobras, como o fundo de investimento Lucce Venture, o banco BTG, além dos fundos de pensão Funcef (da Caixa Econômica Federal), Previ (Banco do Brasil) e Valia (Vale).

Segundo essa fonte, estuda-se a consolidação desses processos que foram abertos na Câmara de Arbitragem Brasil-Canadá de forma independente. Juntos, os sócios da Sete pedem indenização de cerca de R$ 8 bilhões à Petrobras, que é sócia da Sete com 10% das ações. Eles alegam que investiram no projeto com a promessa de a estatal alugar 28 sondas da Sete.

Segundo revelou o GLOBO, até os estaleiros entraram em processo de arbitragem.