Cotidiano

Petrobras conclui venda de sua participação na Guarani

RIO-A Petrobras informou que concluiu nesta sexta-feira (3/2) a operação de venda da totalidade da participação de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A. (PBIO) na Guarani, produtora de aç~ucar e álcool.

Segundo a estatal, a operação foi concluída com o pagamento de US$ 202,75 milhões pela Tereos Participations SAS, realizado nesta sexta, após o cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato, assinado em 28 de dezembro de 2016.

A transação faz parte do programa de desinvestimentos que totalizou US$ 13,6 bilhões no biênio 2015-2016. A petrobras destacou que a venda da Guarani “está alinhada ao Plano Estratégico/PNG 2017-21 da companhia, que prevê a otimização do portfólio de negócios, com a saída integral das atividades de produção de biocombustíveis. “

A PBIO detinha 45,97% do capital da Guarani, que é uma das empresas líderes do mercado brasileiro de açúcar e etanol. A empresa detém oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, no estado de São Paulo (usinas Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente, esta última com controle compartilhado com o Grupo Humus, que detém 50%), e uma na África, em Moçambique (usina Sena).

A Petrobras ressaltou que a venda da Gruarani fez parte das cinco transações que podem ser concluídas de acordo com a decisão cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU),que em fins do ano passado determinou a suspensão de todas as negociações de ativos da estatal. O TCU exigu da Petrobras mudança em seus critérios de vendapara os tornar mais transparentes e permuitir maior competitividade.