Cotidiano

Petrobras afasta gerente de comunicação e diz que vai apurar farra de ingressos no carnaval

BRASÍLIA – Após O GLOBO revelar nesta quinta-feira que recursos da Petrobras bancaram uma farra de camarotes para funcionários, políticos e um ex-secretário particular da presidente afastada Dilma Rousseff no carnaval de Salvador, a estatal anunciou hoje o afastamento de Luis Fernando Maia Nery da gerência executiva de comunicação da companhia. Nery é funcionário de carreira da companhia e será alocado em outra função. Responderá interinamente pela área Antônio Augusto Almeida Faria, chefe de gabinete da presidência da estatal.

Embora a estatal não confirme que o afastamento se deu por conta da denúncia publicada hoje, na mesma nota em que anuncia a decisão, reafirma que deseja concluir até o mês de agosto as apurações sobre irregularidades na gerência de comunicação da estatal na Bahia. Na farra de ingressos mostradas hoje pela reportagem do GLOBO, os recursos serviram até para bancar um trio elétrico da família de um ex-dirigente.

“A decisão se enquadra na visão de que a Petrobras passará por um processo de renovação de sua comunicação interna, externa e de marcas após a revisão do planejamento estratégico da companhia, o que deve ocorrer até o fim de setembro”, diz a nota.

Nery tinha substituído Wilson Santarosa, demitido no ano passado do cargo depois de 12 anos na função. Antes, tinha sido um auxiliar próximo dele. Nessa condição, chegou a depor em uma CPI que investigou a Petrobras em 2009 defendendo a política de patrocínios da companhia.

A empresa reitera que fez mudanças para restringir os patrocínios no carnaval baiano apenas a blocos afros e centralizar na sede as contratações da área de comunicação. A Petrobras diz ainda que tomará medidas legais para buscar o ressarcimento de danos, além de enviar a órgãos de investigação a conclusão de suas apurações internas.