Cotidiano

Petistas transformam reunião em SP em ato de desagravo a Lula

SÃO PAULO. A reunião do diretório nacional do PT, em que o ex-presidente Lula fará um pronunciamento na tarde desta quinta-feira em São Paulo, se transformará num ato de desagravo ao líder petista. A militância do partido foi convocada para acompanhar o encontro. Ao chegar, o ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner criticou os procuradores da força-tarefa da Lava-jato pela denúncia de quarta-feira e defendeu que Lula assuma a presidência do PT. Lula chegou na reunião, num hotel no centro de São Paulo, por volta das 11h15, por uma entrada secreta. A fala de Lula, seguida de entrevista, está prevista para começar às 13h.

? Entramos na terra do ?deu a louca no mundo?. Tocaram fogo em tudo. É uma coisa desrespeitosa com um ex-presidente da República. Não que qualquer autoridade esteja afastada de de investigação, mas essa coisa de chefe de não sei o que é um desserviço. O país é visto lá fora de forma bastante desconfiada. Eu conheci o Lula na mesma casa que ele continua morando, no mesmo apartamento de São Bernardo. É estranho porque os alcapones da vida, o Cunha, por exemplo, vejam onde ele mora ? disse Wagner.

O ex-ministro acredita que o clima no país pode piorar porque o número de pessoas indignadas com a atuação do MPF tem aumentado.

? O espetáculo de ontem foi um espetáculo grotesco e draconiano. Fizeram um circo.

Para o ex-ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, o Ministério Público Federal colocou a sua credibilidade em risco.

? Tudo vira uma palhaçada. É isso que está acontecendo no Brasil. Tenho muito apreço pelo Ministério Público, mas várias vezes disse a alguns deles: vocês têm que tomar cuidado para não passar de uma instituição respeitada para uma instituição temida e odiada. A imagem lá fora vai virando a de um país em que a democracia é um farrapo.

Wagner que ainda é cedo para considerar Lula carta fora do baralho para eleição presidencial de 2018.

? Se não tiver nenhum tipo de condenação, e eu creio que não terá, o Lula tende a ser o nosso candidato.

Cotado para assumir a presidência do PT, o ex-ministro disse que só aceitaria o posto como uma missão, mas acredita que o mais adequado seria Lula assumir o cargo.

? Ele deve aceitar nem que fosse como uma missão. No fundo, ele é o presidente de honra, mas pelo peso político, pela experiência, pelo relacionamento dentro e fora do PT, todo mundo migra para fazer a consulta com ele. Então, acaba sendo um presidente paralelo. Era melhor ele estar no papel de presidente.

O mandato do presidente do PT, Rui Falcão, acaba em novembro do ano que vem, mas ele próprio defende que a escolha de um novo comando seja antecipada para maio.