Cotidiano

Petistas reclamam da atuação de Jorge Viana na articulação no STF

BRASÍLIA – O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) , assumiu o risco de ser bombardeado pela cúpula do PT, ao participar sozinho da articulação com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e outros membros da Mesa do Senado, a solução “salomônica” para que o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) continuasse no comando da Casa. Na bancada do PT no Senado, o mais indignado com o resultado do episódio é o líder da Minoria, Lindbergh Faria (PT-RJ) , que hoje chegou a bater boca com Renan no plenário, acusando-o de ter patrocinado um “acordão” para continuar no cargo.

Na terça-feira, véspera do julgamento da liminar do ministro Marco Aurélio, afastando Renan, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, veio a Brasília para participar de uma reunião da bancada e com Jorge Viana. Na reunião ele comunicou ao então presidente interino que o partido e os movimentos sociais queriam que ele assumisse e suspendesse a pauta de interesse do governo Michel Temer, especialmente a PEC 55 do teto dos gastos públicos.

? O acerto, o que Jorge Viana articulou não passou pelo nosso conhecimento. Na reunião o Rui disse que havia feito uma consulta informal e a maioria dos membros da Executiva nacional defendeu que ele assumisse e suspendesse a pauta. Lula não está querendo se meter nessa estória e não sei se pressionou ? disse um dos senadores do PT.