Cotidiano

Petistas procuraram ministro para pedir nomeação de pesquisadora na Fiocruz

BRASÍLIA. Um grupo de deputados do PT, partido de oposição ao governo Michel Temer, dedicou parte desta terça-feira a interceder pela nomeação da pesquisadora Nísia Trindade para presidente da Fiocruz. Afonso Florence (PT-BA), Paulo Teixeira (PT-SP) e Chico D’ângelo (PT-BA) solicitaram uma audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para pedir que o Planalto respeitasse o resultado da eleição interna para a presidência da instituição, vencida pela socióloga.

Links Fiocruz

Cabe ao governo escolher quem vai gerir a Fiocruz, mas, há 25 anos, a fundação realiza pleitos internos, que sempre foram seguidos pelos presidentes da República. Entretanto, os funcionários da instituição ficaram surpresos ao saber, na semana passada, que Temer pretendia nomear a médica Tânia Cremonini, segunda colocada na votação interna. Em reação, a Fiocruz chegou a publicar uma petição on-line solicitando ao presidente a ratificação do pleito. Após dias de negociação, Temer decidiu acolher o resultado da eleição da Fiocruz.

O encontro dos deputados do PT com Ricardo Barros ocorreu por volta das 14h30, no Ministério da Saúde, antes da decisão final sobre a Fiocruz. Segundo relatos, Barros disse aos deputados que o assunto ainda estava sendo discutido, mas que levaria em conta o pleito. Interlocutores do governo ironizaram o fato de petistas estarem brigando para fazer indicações no governo.

– Depois de pedir cargo, não dá mais para dizer que esse governo é golpista – ironizou um auxiliar de Temer.

De acordo com a Fiocruz, Nísia não tem nenhuma filiação partidária. Mas, no site de sua campanha para a presidência do órgão federal de pesquisa, o texto de apresentação da então candidata diz que ela “reuniu as mulheres da Fundação para a escrita de um manifesto coletivo em defesa da democracia e do Estado de Direito e entregou-o pessoalmente à Presidenta Dilma Rousseff, em ato no Palácio do Planalto, em Brasília”.

Na negociação que acabou com a decisão de nomear Nísia, ficou acertado que Tânia Cremonini, poderia fazer duas indicações para vice-presidências da Fiocruz: a de pesquisa e a de atenção e vigilância. Desta forma, o governo espera equacionar a situação dos dois grupos na entidade.