Cotidiano

Petição pede que Obama se candidate à presidência da França

obama2.jpg

RIO ? Como se já não houvesse polêmica o suficiente envolvendo as próximas eleições presidenciais francesas, uma petição online lançada no começo desta semana pede a candidatura do ex-presidente americano Barack Obama para o cargo. A campanha “Obama 17” espera conseguir um milhão de assinaturas até o dia 15 de março para persuadir Obama a participar das eleições, em maio.

Segundo o site da petição, “Obama tem o melhor currículo do mundo para o cargo”. A página também justifica a escolha do ex-presidente americano como uma forma de dar ao mundo uma lição de democracia “elegendo um presidene estrangeiro na França, quando os franceses se preparam para votar massivamente na extrema-direita”.

Segundo a rede de TV americana NBC, cartazes da campanha Obama 2017 foram distribuídos por Paris e o site já recebeu cerca de 27 mil assinaturas. Um dos fundadores da campanha disse que teve a ideia do movimento junto com quatro amigos depois de tomar “uns drinks”.

Cinco candidatos estão disputando as eleições presidenciais francesas, mas a disputa tem grandes chances de se transformar numa batalha entre dois candidatos no segundo turno. A não ser que alguém ganhe com uma vasta maioria de votos no primeiro turno, em 23 de abril, os dois mais votados vão disputar o cargo no dia 7 de maio.