Saúde

“Pessoas não serão vacinadas até início de 2021”, diz diretor da OMS

É preciso se manter realista quanto aos prazos

“Pessoas não serão vacinadas até início de 2021”, diz diretor da OMS

Genebra – O diretor do programa de emergências da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan, afirmou nessa quarta (22) que, apesar das boas notícias quanto aos resultados das candidatas a vacina contra covid-19, é preciso se manter realista quanto aos prazos. “Será a primeira parte do ano que vem antes de vermos as pessoas serem vacinadas”, disse, durante sessão de perguntas e respostas, ao lado da líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove. “A ideia de que teremos uma vacina em dois ou três meses e, de repente, esse vírus terá passado… Adoraria dizer isso a vocês, mas não é realista”.

Ryan ressaltou que todas as vacinas que passaram pelas fases 1 e 2 foram aprovadas para prosseguir à fase 3, em termos de segurança e capacidade de gerar resposta do sistema imunológico, o que é um sinal positivo. “Nós estamos fazendo um ótimo progresso, não estamos perdendo candidatas até agora”,

Ele explicou que em testes da fase 3, que se iniciaram recentemente para cerca de cinco vacinas, o imunizante é administrado em pessoas no mundo real e observado se elas ficam protegidas do vírus que circula. Vacinas como a desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e pelo laboratório chinês Sinovac estão nesta etapa.

Apesar dos resultados preliminares positivos, o diretor de emergências ressaltou que certas precauções são imprescindíveis antes de administrar a vacina à população em massa. “Temos que ter certeza que elas são efetivas e isso leva um tempo. Estamos acelerando o máximo possível, mas não vamos, de forma alguma, pegar atalhos quando o assunto é segurança”.

Outro aspecto que Ryan esclareceu foi a taxa de efetividade da imunização, já que não é possível proteger 100% das pessoas. “Não sabemos em que ponto estamos nisso. Precisamos esperar para saber quão efetiva será essa proteção e quanto vai durar”.

EUA compram todas as doses

Os Estados Unidos fecharam ontem um acordo com as farmacêuticas Pfizer e BioNTech para comprar, ainda neste ano, 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19. As empresas informaram que não devem conseguir produzir mais do que isso neste ano, ou seja, todo o estoque vão para a Terra do Tio Sam.

Comunicado emitido pelas farmacêuticas afirma que o governo americano fez um pedido inicial de 100 milhões de doses e vai desembolsar um total de US$ 1,95 bilhão (R$ 9,9 bilhões) por elas, após a aprovação da profilaxia FDA, a agência reguladora de medicamentos no país. O acordo firmado ainda prevê entrega de até 600 milhões de doses aos EUA ao longo do ano seguinte.

Mais de 150 vacinas no mundo estão com produção em curso, sendo cerca de 20 em fase de testes em humanos. Governos têm assinado acordo com as farmacêuticas para assegurar o suprimento dessas candidatas a vacina.

Até o fim de 2021, Pfizer e BioNTech planejam produzir mais de 1,3 bilhão de doses, que devem ser entregues ao restante do mundo.