Variedades

Pessoas ansiosas tem dificuldade de curtir a vida

Quando o assunto é ansiedade, as pessoas já associam a agitação, impaciência e pressa. Há tantas coisas para se fazer no dia, que tudo precisa ser feito com urgência, sem erros e sempre rápido, mas o que as pessoas não percebem, é o quanto de sensações deixam de experimentar na vida, só por causa da interferência da ansiedade.

Há uma frase de algum famoso, que penso ser esta a melhor definição para a palavra ansiedade: “O pior sofrimento é aquele que antecede” e acho que isso se encaixa totalmente com a realidade de uma pessoa ansiosa. Ela fica tão ocupada com os pensamentos ansiógenos que deixa de curtir tudo o que está a sua volta. Observe:

– Uma pessoa ansiosa, está sempre com a cabeça no futuro. Se a situação que está por vir for boa, ela fica ansiosa (porque tem algo muito bom para acontecer). Se a situação que está por vir é ruim, ela fica ansiosa (porque tem algo negativo a sua espera) e ela não consegue se desligar daquilo até que a situação aconteça. Quando ocorre, ela transfere sua ansiedade para outras preocupações e passa a ficar ansiosa por outro motivo que irá mante-la ocupada com aquilo, alimentando assim um ciclo vicioso sem fim.

– Você já viu uma pessoa ansiosa comer? Ela não come, apenas engole a comida. O indivíduo fica tão focado na conversa do almoço, no que terá que fazer depois ou nas coisas que precisa organizar para o dia de amanhã, que quando menos percebe, ela devora um prato inteirinho de feijoada sem ter percebido o mínimo do sabor da comida e sem contar que come com tanta pressa, que não chega a dar 10 minutos de almoço (ou janta).

– Há tantas coisas circulando ao mesmo tempo na mente do ansioso, que se ele for a um compromisso, sua mente fica circulando muito além do ambiente, pensando no que poderia estar fazendo ou naquilo que ela deixou de fazer. Se sai de férias, a pessoa não percebe que esperou onze meses para os merecidos descansos, mas sua mente não desliga do trabalho e o indivíduo fica pensando nas milhares de coisas que precisa resolver quando voltar para casa. É incrível, não é?

O pior defeito de uma pessoa ansiosa é que ela não percebe que a vida está passando depressa e que sua ansiedade é completamente inútil, pois não oferece a ela nenhuma vantagem. A pessoa acredita na mentira dela mesma, pensando que está se preparando para algo que está por vir, mas não se atém a pensar que esse “algo por vir” pode nunca chegar, fazendo com que as frustrações tomem conta de seu dia a dia.

Por isso que na vida, tudo precisa ser curtido: O sabor de um sorvete, a maneira linda que o sol se põe todos os dias, o retorno dos passarinhos ao seu ninho no final da tarde, a suavidade do lençol encostando no seu corpo depois de um longo dia de trabalho, enfim, é preciso aprender a imprimir mais nas nossas mentes, o sabor das pequenas coisas do nosso dia. Fazendo esse exercício, a pessoa não imagina como sua ansiedade irá diminuir. Simplesmente porque está vivendo mais e pensando menos!

Não se esqueça: O pior sofrimento é aquele que antecede! Abraços!

A autora é psicóloga especialista de casais e família

(45) 3224-4365

[email protected]