Cotidiano

Pesquisadores encontram filme 'perdido' do pioneiro Georges Méliès

RIO ? Pesquisadores do arquivo nacional de cinema da República Tcheca descobriram um curta-metragem do pioneiro Georges Méliès que se julgava perdido. “Match de Prestidigitation” (“Concurso de prestidigitação”), foi rodado em 1904 e tem apenas dois minutos de duração. As informações são do jornal inglês “The Guardian“. Filmes antigos

O rolo havia sido doado ao arquivo de forma anônima, e estava rotulado com outro título do cineasta, “?Les transmutations imperceptibles” (“As transmutações imperceptíveis”). Porém, ao assistir às cenas, um dos especialistas da instituição percebeu que se tratava de outro filme. A conclusão definitiva veio depois de uma pesquisa na biblioteca nacional da França.

A filmagem recuperada mostra um mágico que se divide em dois. Depois de realizar alguns truques, eles voltam a ser um só. O filme agora fará parte do acervo tcheco, que conta com 22 obras do cineasta francês.

Méliès era um mágico profissional que se interessou por cinema logo nos primórdios da sétima arte. Com mais de 500 filmes dirigidos, ele é considerado um pioneiro na área, sendo responsável por vários avanços técnicos, tanto em termos narrativos como de efeitos visuais.

Seu filme “Le voyage dans la Lune” (“A viagem à Lua”), de 1902, é considerado por muitos como a primeira ficção científica do cinema.