Cotidiano

Pesquisador projeta aumento do número de votos brancos e nulos

O desencanto com a política partidária deve refletir em um aumento considerável no número de votos brancos e nulos nas eleições

Cascavel – O desencanto com a política partidária deve refletir em um aumento considerável no número de votos brancos e nulos nas eleições municipais de 2 de outubro. Esse é o cenário traçado pelo pesquisador cascavelense Jorge Sonda, do Instituto Datasonda, que reitera um cenário já traçado por importantes cientistas políticos do País.

Em Cascavel, esse quadro ficou evidente na primeira pesquisa sobre a sucessão de Edgar Bueno, divulgada em 24 de maio e na qual a maioria das pessoas não indicou nenhum candidato a prefeito. De acordo com Sonda, nesse cenário é muito provável que haja aumento considerável de votos brancos e nulos em comparação à campanha de quatro anos atrás.

“Há um desencanto da população em relação à política partidária em razão dos casos de corrupção envolvendo o PT, mas que depois se alastrou para outros partidos”, destaca Sonda. No primeiro turno da eleição de 2012, os votos nulos somaram 5.764 (3,39%) e os brancos 3.797 (2,23%). No segundo turno houve um pequeno recuo para 2,48% e 1,76%, respectivamente.

O pesquisador estima que o número de votos brancos e nulos pode dobrar no pleito deste ano e que os candidatos terão dificuldades para convencer os eleitores. “Primeiro, porque as regras eleitorais estão mais rígidas. Segundo, porque existe um desânimo com a política”, afirma.