Cotidiano

Pesquisador pode ter sido exposto a vírus do ebola em laboratório no Canadá

201611081804490372_AFP.jpg

WINNIPEG, Manitoba ? Um pesquisador foi “potencialmente exposto” ao vírus do ebola no Centro Nacional de Doenças de Animais Estrangeiros do Canadá, em Winnipeg, anunciaram autoridades nesta terça-feira.

Ele estava trabalhando com porcos infectados com ebola em um laboratório de contenção de nível quatro na segunda-feira por volta das 14h (hora local) e notou uma “abertura” na costura do seu traje de proteção durante os procedimentos de descontaminação, depois de sair da sala.

O diretor da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, John Copps, disse que os procedimentos de emergência foram seguidos e o risco para os canadenses era baixo. O vestuário era novo, segundo as autoridades.

Foi oferecida ao pesquisador, cujo nome não foi revelado, uma vacina experimental contra o ebola usada com sucesso durante um surto na África.

O indivíduo não apresentou sintomas e permaneceria isolado sob observação durante 21 dias, disse Copps.

O vírus do ebola é transmitido pelo contato com fluidos corporais, e causa sintomas como febre, dores no corpo, vômitos, diarreia e hemorragias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ebola matou até 90% dos infectados durante alguns surtos, embora a chance média de sobrevivência seja de cerca de 50%. Uma epidemia de 2014 matou mais de 11.000 pessoas na África Ocidental.