Saúde

Pesquisa traça perfil de pessoas infectadas

Os dados servirão de base para conhecer mais sobre perfil e hábitos da população atingida

Pesquisa traça perfil de pessoas infectadas

Foz do Iguaçu – Uma equipe de estagiários e residentes iniciou esta semana o trabalho de coleta de dados de pessoas infectadas com o coronavírus em Foz do Iguaçu.

A Pesquisa de Perfil de Pacientes Confirmados (ativos e recuperados) da Covid-19 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos em parceria com a Vigilância em Saúde. A intenção é coletar dados para análise de comportamento antes e depois da infecção, avaliar serviço público de combate à pandemia, além de apurar dados socioeconômicos desse grupo.

“As ligações são feitas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, por estagiários e residentes alocados na Vigilância em Saúde. Os integrantes da equipe se identificam antes da coleta de dados para que haja segurança e confiabilidade”, explica Adriana Izuka, enfermeira da Vigilância.

As perguntas estão relacionadas a escolaridade, renda familiar, período de contágio, locais de trânsito e grau de isolamento praticado antes de identificar a doença. Números de documentos não são requeridos. Nenhum dado pessoal será divulgado.

A Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos, da Secretaria de Turismo, coordena a metodologia e elaboração do questionário na coleta de dados, cálculo amostral, o treinamento dos pesquisadores e demais aspectos ligados à operacionalização da pesquisa.

“Nesse estudo, conseguimos levantar o perfil social com casos confirmados e alguns comportamentos de risco antes do contágio e durante o isolamento, e isso ajuda a identificar se o comportamento das pessoas está contribuindo para a proliferação da doença”, explicou Ana Oliveira, chefe da divisão.

Os dados servirão de base para conhecer mais sobre perfil e hábitos da população atingida e para fomentar políticas públicas de combate a doenças infecciosas.