Política

Pesquisa: Ratinho e Osmar caem; Cida dobra intenções

Cascavel – A pedido da Rádio CBN Cascavel, o Ibope Inteligência realizou nova pesquisa de intenção de voto para a próxima eleição no Estado do Paraná. A quatro meses das eleições, a pesquisa mostra empate técnico entre Ratinho Júnior (PSD) e Osmar Dias (PDT), considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ratinho teve 30% das intenções de voto e Osmar, 25%.

Contudo, o que mais chama a atenção na pesquisa é a oscilação entre os candidatos. Há dois meses à frente do governo do Estado, Cida Borghetti (PP) foi a única dos pré-candidatos a crescer, e bastante. No levantamento feito em abril, Cida aparecia com 5% das intenções de voto. Agora, ela tem 10%. Já Ratinho caiu 4 pontos e Osmar, 2 (tinham 34% e 28%, respectivamente).

Já o candidato do PT, Dr. Rosinha, manteve os 2%. São ainda 26% o total daqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 24%), enquanto 8% preferem não opinar a respeito, contra 6% em abril. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio.

Com o senador Roberto Requião (MDB) na disputa, o cenário muda um pouco. Ratinho (25%) e Osmar (20%) continuam na frente, seguidos de perto de Requião, que é citado por 18% dos entrevistados. Cida aparece com 7% e Dr. Rosinha tem 1%. Eleitores com intenção de votar em brancos ou nulo representam 23% da amostra e 7% não sabem ou preferem não responder.

Rejeição

Contudo, Requião tem o maior índice de rejeição. Quando a pergunta é “em quem não votaria de jeito nenhum”, ele é citado por 37% dos entrevistados. Na ponta inversa está Osmar Dias, com 18%.

Em segundo lugar entre os mais rejeitados aparece Dr. Rosinha (PT), com 28%; Cida Borghetti (PP) tem 24%; e Ratinho Jr. (PSD), 19%.

Cida Borghetti precisa enfrentar um outro problema: apenas 30% sabem que ela é a governadora do Paraná; 25% ainda acham que é Beto Richa. Pior: 41% dos entrevistados não sabem quem governa o Estado.

Espontânea

A situação da disputa eleitoral para o governo paranaense é bem diferente quando os entrevistadores não apresentam nome de candidato. Na pesquisa espontânea, 59% dos entrevistados declararam que não sabem em quem votariam. Os que afirmaram que pretendem votar em nulo ou em branco somam 27%. Na sequência, aparecem os senadores Roberto Requião (MDB) e Alvaro Dias (Podemos), com 3% das intenções de voto, cada um. Ratinho Jr. e Osmar Dias aparecem com 2% das menções. Os outros nomes não somam 1%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de maio de 2018, ouvindo 1.008 eleitores no Paraná. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento, encomendado pela rádio CBN de Cascavel, está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número 07962/2018.