Cotidiano

Pesquisa no Reino Unido mostra queda na satisfação com a aparência entre meninas de 7 a 21 anos

meninas.jpg

RIO – Em 2016, 61% das meninas com idade entre 7 e 21 anos do Reino Unido entrevistadas na pesquisa anual “Girlguiding?s Girls? Attitudes Survey” se disseram felizes com sua aparência ? em 2011, o percentual era de 73%. O estudo, publicado nesta quarta-feira, ouviu aproximadamente 1,6 mil garotas e mostrou a pressão estética sobre elas em situações que vão desde a rotina escolar ao uso das mídias sociais.

A ansiedade por conta da imagem exterior se mostra presente ainda na primeira década de vida das meninas e se intensifica com o passar da adolescência: 15% das entrevistadas entre 7 e 10 anos se sentem envergonhadas por sua aparência, e o número sobe para 42% entre 11 e 16 anos e 50% entre 17 e 21.

À BBC, Becky Hewitt, diretora da Girlguiding, organização que conduz o estudo, classificou as constatações como “chocantes”.

? As garotas nos disseram para pararmos de julgá-las por suas aparências. Diariamente, elas nos inspiram com sua coragem, senso de aventura e gentileza. Estamos chamando todos para mostrarmos que elas têm valor pelo que são, e não pelo que aparentam ? disse Hewitt à BBC News.

Veja a seguir alguns dados coletados entre meninas de 7 a 10 anos:

– 36% concordam que as pessoas fazem as garotas acreditarem que a aparência é a coisa mais importante entre elas

– 35% concordam que as mulheres são mais julgadas por sua aparência que por suas habilidades

– 25% das entrevistadas já ouviram alguém dizer coisas ruins sobre seus corpos

– 39% delas já ouviram alguém dizer coisas ruins sobre os corpos das garotas

E abaixo, a opinião de garotas com idade entre 11 e 21 anos:

– 53% concordam que as pessoas fazem as garotas acreditarem que a aparência é a coisa mais importante entre elas

– 75% concordam que as mulheres são mais julgadas por sua aparência que por suas habilidades

– 61% das entrevistadas já ouviram alguém dizer coisas ruins sobre seus corpos

– 37% das meninas nesta faixa afirmaram que se comparam frequentemente a celebridades; 29% fazem isso algumas vezes

Entre diversas atividades em que as adolescentes apontaram o temor de serem julgadas pela aparência, como tirar fotos, praticar exercícios e socializar, aquela em que isso se torna mais crítico é “vestir as roupas que gosta”, apontada por 53% das meninas entre 11 e 16 anos e 63% entre 17 e 21.

? Eu quero que as meninas sintam que podem fazer qualquer coisa que os meninos fazem ? afirmou uma entrevistada na faixa de 7 a 10 anos aos pesquisadores.

A Girlguiding lançou um desafio nas redes sociais em que pede que o público elogie meninas por suas conquistas e qualidades pessoais, em vez de apontaram para questões estéticas, com as hashtags #youareamazing (“você é incrível”) e #girlsattitudes (“atitudes de garotas”).