Cotidiano

Pesquisa mostra que Fortaleza deve ter 2º turno, liderado por Roberto Cláudio

FORTALEZA – A última pesquisa Datafolha antes da eleição neste domingo mostrou que, em Fortaleza, a disputa deve ir para o segundo turno entre o prefeito Roberto Cláudio (PDT), com 36% das intenções de voto, e o deputado estadual Capitão Wagner (PR), com 28%. Roberto Cláudio é apoiado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, enquanto Capitão Wagner tem como padrinhos políticos os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB). No entanto, ambos os candidatos esconderam os caciques durante a campanha.

A terceira colocada, a deputada federal Luizianne Lins (PT), aparece com 16% das intenções de voto, o que a torna uma peça-chave no segundo turno. Luizianne evita dizer se pretende apoiar um dos candidatos no segundo turno e reforça que só estará fora da disputa se as urnas, amanhã, mostrarem isto.

A pesquisa foi divulgada no site do jornal O Povo na tarde deste sábado e foi realizada entre sexta-feira e hoje ? portanto, após o debate de quinta-feira exibido na Globo -, com 1.745 eleitores do município. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Os dados mostram que Roberto Cláudio oscilou positivamente dois pontos percentuais desde o sábado passado (24/09), data da divulgação da pesquisa anterior. Já Capitão Wagner, que havia crescido quatro pontos percentuais na pesquisa passada, manteve o mesmo patamar de intenções de voto desta vez.

Apesar de pouco provável, os números também apontam que há possibilidade de mudança no cenário, já que 17% dos eleitores ainda afirmam que podem mudar de voto. Os demais candidatos permaneceram com mesmos índices, ou oscilaram dentro da margem de erro. Juntos, somam 10% das intenções de voto. Brancos e nulos são 5% e indecisos, 4%.

Luizianne continua sendo a candidata com maior rejeição entre os eleitores. Neste quesito, ela oscilou dois pontos para cima, indo para 40%. Roberto Cláudio cresceu dois pontos, passando de 20% para 22%. Na primeira pesquisa, ele tinha a rejeição de 29% dos eleitores. Capitão Wagner cresceu seis pontos de rejeição, de 15% para 21%.