Saúde

Pesquisa mostra que 88% dos pacientes com covid-19 em Cascavel têm alguma doença associada

Dados revelam além da faixa etária, a colocação profissional de cada paciente

Pesquisa mostra que 88% dos pacientes com covid-19 em Cascavel têm alguma doença associada

A Secretaria de Saúde de Cascavel disponibilizou Boletim Epidemiológico com dados mais detalhados sobre a covid-19 no Município. As informações foram registradas desde o inicio da pandemia até o dia 27 de junho (semana epidemiológica nº 26).

Entre várias informações, o boletim traz o perfil das pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Uma em cada quatro pessoas contaminadas têm entre 30 e 39 anos; 23% têm entre 20 e 29 anos; 22% têm entre 40 e 49 anos e 15% estão na faixa etária de 50 a 59 anos. O que mostra que a maior parte dos infectados no município fazem parte da faixa etária produtiva.

Outro dado relevante é quanto à ocupação profissional das pessoas infectadas pela covid-19. Entre as 50 ocupações mais acometidas pelo novo coronavírus, 14% são profissionais da saúde (somando com profissionais de laboratórios), profissionais da segurança pública, estudantes da área de Saúde somaram 1% cada. Aposentados e donas de casa somam menos de 10%.

Ainda segundo o Boletim Epidemiológico, 88% das mortes ocorreram em pacientes que apresentavam alguma comorbidades, no entanto, quase 12% dos óbitos não apresentavam nenhum tipo de doença associada.

Quando se compara os casos confirmados da doença, em que predomina a faixa etária produtiva (população de 20 a 59 anos), com os óbitos no qual predomina a faixa etária acima de 60 anos, percebe-se que a população trabalhadora está levando o vírus pra casa e contaminando os idosos e os pacientes crônicos, que são justamente a população de risco para a covid-19.

Taxa de letalidade

A taxa de letalidade pela covid-19, em Cascavel, é menor do que a apresentada pelo Estado e pelo Brasil. Essa taxa é calculada com base no numero de óbitos da doença pelo total de contaminados.

“Os dados apresentados são basilares de todas ferramentas e serviços que diariamente disponibilizamos às pessoas, caso precisem do sistema público de saúde. A Secretaria de Saúde e a prefeitura jamais mediram esforços para orientar sobre as medidas necessárias que devem ser adotadas pela população [máscara, higienização das mãos, distanciamento e isolamento social] e a ampliação dos serviços ao longo dessa pandemia”, destacou o secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello.

Entre as mais recentes estruturas colocadas em funcionamento estão o Hospital de Retaguarda, com 14 leitos de UTI e 28 de enfermaria, neste momento exclusivo para pacientes da covid-19. Além do Hospital de Campanha/Centro de Triagem, que já realizou 635 atendimentos em apenas nove dias com funcionamento de domingo a domingo, das 7h às 19h.