Cotidiano

Pesquisa indica segundo turno nas eleições presidenciais do Equador

64979519_The Ecuadorean presidential candidate of the Alianza PAIS party Lenin Moreno accompanied by.jpg

QUITO – Uma pesquisa de boca de urna realizada pelo instiutto Cedatos estimou que o partido de Lenin Moreno, candidato governista à presidência, recebeu 39,4% dos votos válidos contra cerca de 30,5% do conservador e ex-banqueiro Guillermo Lasso na eleição deste domingo.

Links Equador

Moreno, ex-vice-presidente do país latino, precisa de 40% dos votos válidos e uma diferença de 10 pontos percentuais do segundo colocado para evitar um segundo turno, o que aconteceria no dia 2 de abril.

A pesquisa da Cedatos teve uma margem de erro de cerca de 2 pontos de porcentagem.

Já uma pesquisa separada da Opecuador, publicada pela mídia estatal, mostrou Moreno com 42,9% de votos válidos, contra 27,7% para Lasso. Este resultado daria a vitória no primeiro turno para o candidato do presidente Rafael Correa.

Moreno, que perdeu os movimentos de suas pernas há duas décadas, depois de ter sido baleado durante um assalto, tem um estilo mais conciliador do que o Correa. Ele prometeu benefícios para deficientes, mães solteiras e idosos.

Lasso fez campanha com uma plataforma para reaquecer a economia, que depende das exportações de petróleo, flores e camarão, cortando impostos, fomentando o investimento estrangeiro e criando 1 milhão de empregos em quatro anos.