Cotidiano

Pesquisa do Sistema Fiep analisa perfil de sustentabilidade

Com a Bússola da Sustentabilidade, será possível conhecer o status das indústrias do Paraná quanto a vários temas ligados à sustentabilidade

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) está mapeando quanto são sustentáveis as indústrias do Paraná. No projeto da Bússola de Sustentabilidade, por meio de um questionário disponível na internet, os empresários do estado podem receber, de forma gratuita, o status de sustentabilidade da indústria que comanda com base em cinco vertentes temáticas: social, econômica, meio ambiente, territorial e cultural. O levantamento será realizado até o dia 20 de dezembro desse ano.

O objetivo do estudo, além de proporcionar a melhoria de competitividade das indústrias paranaenses, é mostrar um retrato regional e estadual das ações feitas pelas indústrias do estado quando o assunto é sustentabilidade, conforme explica o coordenador do projeto, Augusto Machado. As cinco vertentes temáticas foram escolhidas, explica, após um trabalho de levantamento e varredura sobre sustentabilidade feito nos últimos 10 anos em estudos que envolvem o assunto.

Com isso, esses temas foram escolhidos por questões de aderência à realidade industrial. “Queremos com esse trabalho uma quebra de paradigma de que a sustentabilidade é algo distante da realidade da indústria, ou que é complexo. Além disso, queremos desmistificar a ideia de que sustentabilidade está ligada apenas com questões ambientais”, explica Machado.