Cotidiano

Pesquisa de referência mundial

Pesquisa realizada pela dedetizadora BrioLimp em Cascavel rendeu, além de troféu, resultados que vão contribuir mundialmente para o combate e controle de diferentes pragas

A empresa utilizou um produto da Syngenta para o processo de pesquisa. Trata-se do Gel Advion que já é conhecido por outros países e há dois anos foi registrado no Brasil.

O desafio foi testar metodologias que garantissem a maior eficácia no controle de pequenas baratas da espécie Battella, encontradas comumente na área alimentícia. “Nós testemos quatro metodologias e inclusive desenvolvemos um produto de proteção ao gel para que se mantenha mais eficiente, com maior duração e sem contaminação ao meio ambiente”, explica a bióloga responsável técnica pela BrioLimp, Clair Aparecida Viecelly.

Segundo ela, a metodologia alcançou resultados até então desconhecidos por outras pesquisas e trabalhos na área. “Apresentamos o controle de adultos [baratas] em nove dias e em 12 dias de ninfas”, afirma.

“Destacamos que o resultado foi obtido sem uso de produto químico, garantindo a segurança do consumidor e sem risco de contaminações”, acrescenta Nelson Pagno Moreira, que acompanhou os trabalhos.

Primeiro lugar

empresas em todo o País foram selecionadas e a BrioLimp conquistou o primeiro lugar com a pesquisa.

Os representantes da empresa compartilharam os bons resultados com o Instituto Biológico de São Paulo, responsável por pesquisas, análises e desenvolvimento de produtos.

“Nosso trabalho foi avaliado pela Syngenta e com base em relatório com dados, estatísticas e argumentação apresentamos os resultados que nos permitiram ser classificados e vencedores”, comenta Clair.

No Instituto Biológico de São Paulo, a pesquisa inclusive atraiu o interesse de pesquisadores do México e outros países.

“A pesquisa muda o que até então era recomendado mundialmente, que era o uso de gel associado ao pulverizados. Comprovamos que isso não pode ser feito, pois um produto pode tirar o efeito do outro”, explica a responsável técnica.

Controle

A empresa foi instalada em Cascavel em 2004 e atua no segmento de controle integrado de pragas. “Isso significa entender da biologia da praga, fazer as recomendações, levar informações necessária e fazer o uso de produtos químicos somente quando necessário”, ressalta Clair. A empresa também presta serviços para limpeza e manutenção de caixas d’água.R