Cotidiano

Pesquisa busca calcular como são os lábios femininos mais atraentes

RIO ? Quais devem ser as dimensões dos lábios mais atrativos em mulheres? Em busca de uma resposta, ainda que limitada, pesquisadores liderados por Brian J.F. Wong, da Universidade da Califórnia em Irvine, usaram imagens alteradas em computador e entrevistas com grupos de opinião para tentar estabelecer recomendações para obter os melhores resultados em cirurgias plásticas de incremento dos lábios.

No estudo, publicado on-line nesta quinta-feira no periódico científico ?JAMA Facial Plastic Surgery?, os pesquisadores mostraram rostos de mulheres brancas com lábios com diferentes áreas de superfície para voluntários, que então tiveram que avaliá-los segundo sua atratividade. De acordo com as opiniões recebidas, eles determinaram que lábios com 53,5% de aumento na área de superfície da imagem original uma razão de 1 por 2 entre lábio superior e inferior num conjunto que ocupe cerca de 10% da área do terço inferior da face foram apontados como os mais atraentes, enquanto uma razão inversa de 2 por 1 entre os lábios superior e inferior foram considerados os menos sedutores.

?Defendemos a preservação da razão natural ou alcançar uma razão de 1:2 nos procedimentos de aumento dos lábios enquanto se evite os lábios superiores super-preenchidos que frequentemente vemos entre as celebridades?, concluem os pesquisadores no estudo.