Política

Pesquisa BTG/FSB reduz distância entre Bolsonaro e Lula nos dois turnos

Pesquisa BTG/FSB, aumenta competitividade entre Lula e Bolsonaro, confirmando polarização

Pesquisa BTG/FSB reduz distância entre Bolsonaro e Lula nos dois turnos

 

Cascavel – Divulgada ontem (25), a pesquisa BTG/FSB mostrou que a diferença entre os ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), caiu ao longo do último mês. A pesquisa ouviu, por telefone, 2.000 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 22 e 24 de abril. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi feita pelo Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número de protocolo BR-04676/2022.

De acordo com os números da BTG/FSB, a diferença entre os dois pré-candidatos que já polarizam a disputa, diminuiu de 14 para 9 pontos no primeiro turno, e de 19 para 15 pontos na simulação do segundo turno. Além disso, a chamada “terceira via” ficou praticamente esvaziada, caindo de 24%, em março, para 17% em abril. E apenas 11% dos eleitores dizem que não votariam nem no presidente nem no petista, segundo a pesquisa.

Lula ainda lidera com 41% das intenções, seguido de Bolsonaro, com 32% — no cenário principal, com 12 pré-candidatos no total. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 9%, seguidos de João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3%; Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. José Maria Eymael (Democracia Cristã), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

“O cenário é de total polarização entre o ex e o atual presidente”, aponta o relatório da pesquisa, completando que “os brasileiros seguem preocupados com a economia, principalmente em relação ao cenário inflacionário e ao endividamento”.

Marcelo Tokarski, sócio-diretor do FSB Pesquisa, “com o atual patamar de ótimo/bom, Bolsonaro se mostra muito competitivo para disputar um eventual 2º turno contra Lula. Hoje, os dois deixam pouco espaço para a chamada terceira via”.

Avaliação do governo

Chama atenção também a avaliação do Governo Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, 29% do eleitorado avaliam o governo Bolsonaro como ótimo/bom, 17% como regular, somando 46% da chamada “avaliação positiva”, enquanto 53% como ruim/péssimo. Na avaliação pessoal de Bolsonaro, 61% desaprovam a forma como o presidente governa, contra 34% que aprovam. O governo é melhor avaliado entre homens, nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, na renda mais alta e entre os evangélicos.

 

Fotos: ABR/Assessoria-Lula