Cotidiano

Pesquisa: Apoio à permanência britânica na UE tem vantagem de dez pontos

LONDRES — O apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) chegou a 55%, ante 45% que defendem a saída britânica do bloco. O dado é de uma pesquisa online divulgada no Twitter nesta quinta-feira, enquanto a votação do referendo britânico está em andamento em meio ao caos provocado pelas chuvas.

Segundo o instituto Populus, que realizou o levantamento, foram entrevistadas 4.700 pessoas na terça e na quarta-feira. Outras pesquisas de intenção de voto na véspera mostravam divisões sobre o Brexit (abreviação de British Exit, que significa “Saída Britânica” em inglês), com algumas sondagens colocando a permanência no bloco na frente, e outras indicando maior respaldo à saída. Os níveis de indecisos continuam acima dos 10%, podendo definir a disputa.

Os resultados irão depender do comparecimento às urnas — os eleitores jovens são vistos como mais simpáticos à UE que os mais idosos, mas menos inclinados a votar.

As urnas foram abertas às 6h (locais) nesta quinta-feira, e centros de votação foram forçados a fechar por causa das chuvas torrenciais e inundações que atingem Londres e o Sudeste do país.

As seções de votação abriram às 6h (3h no horário de Brasilia) e fecharão às 21h, e os resultados devem ser anunciados pelas 382 áreas de contagem locais na madrugada de sexta-feira.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, convocou o referendo por pressão da ala anti-UE de seu Partido Conservador e do cada vez mais expressivo Partido de Independência do Reino Unido (Ukip, na sigla em inglês) com a esperança de encerrar décadas de debates sobre os laços do Reino Unido com a Europa.

A campanha do “sai’ afirma que a economia britânica irá se beneficiar de uma desfiliação da UE. Cameron diz que ela provocaria um caos financeiro e empobreceria o país.

Ele votou cedo e escreveu no Twitter: “Vote no ‘fica’, para que nossos filhos e netos tenham um futuro melhor’.

Seu principal adversário, o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, cuja decisão de apoiar o “sai” eletrizou a campanha, disse aos eleitores na quarta-feira que esta é a “última chance para resolver isto”.

Trata-se do terceiro referendo da História britânica. O primeiro, também a respeito da filiação do que então era chamado de Comunidade Econômica Europeia, foi convocado em 1975.

A campanha de quatro meses, que expôs desavenças amargas no partido governista, foi dominada pela imigração e pela economia e abalada pelo assassinato da parlamentar trabalhista pró-UE Jo Cox na semana passada.