Cotidiano

Pesquisa aborda uso de plantas no ensino de ciências maturais

A utilização de plantas medicinais no cotidiano é um dos conteúdos que fomentam o estudo de uma forma de ensino interdisciplinar que está sendo pesquisada na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Realeza. A temática é abordada com alunos das séries iniciais na disciplina de Ciências e busca romper com a forma linear dos conteúdos escolares, passando a considerar o dia a dia dos alunos.

A pesquisa é realizada com os alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola do Campo Vereador Guerino Lotici, de Realeza. O grupo participa de aulas diferenciadas e também de visitas à UFFS, além de realizarem experimentos básicos, como a confecção de sabão com extratos naturais. “Além de pesquisarmos uma forma de ensino centrada na interdisciplinaridade, também temos o intuito de conscientizar os estudantes da região sobre os efeitos dos fitoterápicos na saúde humana”, comenta a coordenadora da pesquisa, professora Fernanda Oliveira Lima.

O projeto busca desenvolver diferentes estratégias para aprimorar e qualificar o ensino de Ciências. O trabalho é inspirado em uma proposta de ensino chamada Situação de Estudo, que começou e continua estudada pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

“O método envolve os princípios da educação como um todo, pois leva em consideração a utilização de vários recursos pedagógicos, para além do livro didático e também a importância do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar no ensino de Ciências”, detalha Lima.