Cotidiano

Pescaria no Lago é no domingo (10)

Servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e apoiadores finalizam a estrutura de auxílio aos 10 mil "pescadores" aguardados para o próximo domingo (10). Hoje é o último dia para a retirada das pulseiras de acesso ao evento; a inscrição é um quilo de alimento

Pescaria no Lago é no domingo (10)

Tilápia, Traíra, Bagre, Tambaqui, Piauçu. Essas são algumas das espécies que estarão à disposição dos “pescadores” inscritos na Pesca no Lago 2022, que acontece no próximo domingo (10), das 7h às 17h.  Hoje (8) é o último dia das inscrições para garantir a pulseira individual e intransferível.

 

Até o presente momento, quase 8 mil toneladas de alimentos já foram arrecadados para atender às famílias carentes cadastradas pelo Provopar.

O Provopar premiará os maiores peixes fisgados de cada espécie. O objetivo também será catalogar as espécies que existem no Lago Municipal e fomentar o banco de dados da secretaria.

 

“Todo peixe poderá ser levado para casa. Não será permitida a venda dos pescados, apenas para consumo próprio”, alertou o diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Martins Lima.

As pulseiras que sobrarem até as 17 horas de hoje serão reunidas para uma ação extra de inscrição neste sábado (9) na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente a partir das 8h. Porém, não é garantido que haverá sobras das pulseiras.

 

“Após dois anos de suspensão dos eventos por causa da pandemia da Covid-19, o Município de Cascavel, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o apoio do Prefeito Paranhos, teremos no próximo domingo um dia de alegria, mas ao mesmo tempo de muita concentração para levar esse alimento saudável e que rende um cardápio para toda família”, enfatizou Ailton.

 

“Quero, em nome da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, agradecer a todos os apoiadores desse evento: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias do Município e ao Prefeito Paranhos pelo incentivo ao momento que teremos de encontro das famílias com essa biodiversidade do Parque Ambiental Paulo Gorski, onde o Lago Municipal é uma das atrações e cartão-postal de nossa cidade”, enalteceu o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.

 

Proibições

 

Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas, instalação de barracas, carretilhas, mini-churrasqueiras durante o evento.

Recomenda-se levar sacolas para depositar o lixo produzido pelo consumo de algum lanche individual. Para manter o Parque Ambiental Paulo Gorski limpo, orientamos armazenar o lixo produzido em frente aos seus imóveis, os quais serão recolhidos pelo serviço de limpeza urbana do Município.

 

O que está liberado na pescaria?

 

Varas de todos os tamanhos, inclusive com os chamados molinetes. Baldes, caixas térmicas para o armazenamento dos peixes fisgados.

Não se trata de pesca esportiva, e sim ambiente de descontração e levar o alimento rico em ômega 3 para saborear em casa. A harmonia entre os participantes  deve estar no roteiro.

Equipes do Município e de apoiadores do evento estarão auxiliando com as orientações durante a pescaria.

 

Locais para inscrição

 

Secretaria de Meio Ambiente: Avenida Rocha Pombo 3000, ao lado do Lago.

Secretaria de Esportes e Lazer: Avenida Barão do Cerro Azul, 464, anexa ao Complexo Esportivo Ciro Nardi

Prefeitura de Cascavel: Rua Paraná 5000

Provopar: Rua Martin Afonso de Souza, 500, atrás do Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

 

Para se inscrever é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível. Cada inscrito receberá uma pulseira que deve ser apresentada no dia do evento.

 

Todos os alimentos arrecadados serão destinados as 6 mil famílias do município cadastradas no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

Secom