Cotidiano

Pescadores perdem parte da produção

Santa Helena – A garantia de renda aos pescadores da Colônia Nossa Senhora dos Navegantes, por intermédio da exploração do tanque-rede visando à criação de peixes, sofreu um duro golpe neste ano em Santa Helena. Pelo menos 30% de toda a produção escoou para o lago de Itaipu, causando perdas aos pescadores.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, Lírio Hoffmann, em entrevista concedida à Rádio Grande Lago, o problema principal ocorreu com os arames utilizados no tanque-rede, que cederam e não conseguiram conter os peixes. O material foi encaminhado para análise da fabricante.

Alheio a essa situação, o presidente da Colônia dos Pescadores fez uma avaliação positiva das ações desencadeadas ao longo de 2017. Ele destaca o saldo positivo em caixa de R$ 8,6 mil. Durante o ano, Lírio Hoffmann destacou o trabalho conjunto de limpeza das margens e do leito do lago de Itaipu, com o recolhimento de toneladas de lixo, em um claro gesto de preservação do meio ambiente.

Neste ano, passou a vigorar nova metodologia no encaminhamento do seguro-defeso, sem os entraves burocráticos. Um convênio possibilitou o encaminhamento do seguro-defeso pela Colônia dos Pescadores, evitando o deslocamento até a agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em Toledo. Esse procedimento conferiu agilidade e menos transtornos, de acordo com o presidente. O único percalço envolveu um pescador que veio do Mato Grosso e outro de Foz do Iguaçu, mas ambas as situações já foram solucionadas.

“A parceria com a prefeitura e a Itaipu também foi determinante para avançarmos neste ano”, salientou Hoffmann. “Todo fim de ano era um pesadelo para a colônia. Sempre com dificuldades financeiras, mas esse ano foi diferente. Conseguimos honrar os pagamentos do 13º salário aos funcionários e as férias”.