Cotidiano

Pesca no Lago Municipal será no dia 10 de abril

Detalhes foram discutidos em reunião na manhã desta segunda-feira e nos próximos dias serão divulgados os pontos de inscrição

Pesca no Lago Municipal será no dia 10 de abril

A tradicional Pesca no Lago Municipal de Cascavel já tem data definida, após dois anos sem a realização por conta da pandemia. Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (28), a comissão organizadora definiu o dia 10 de abril para a realização do evento, que acontece das 7h às 17h.

 

Ailton Lima, diretor da Secretaria de Meio Ambiente, diz que a pescaria encaixa no propósito do Lago Municipal de Cascavel que é garantir lazer à população e a preservação ambiental. Ele explica que o processo de pesca, tecnicamente é chamado de “despesca”, que é a ação de retirar o excesso de peixes de dentro da água. “Isso acontece porque há um grande número de peixes no Lago Municipal e a pesca vai melhorar a oxigenação daqueles que ficam”, explica.

 

Ailton lembra que o lago está na bacia do rio Iguaçu, que possui peixes nativos como bagre, lambari e traíra. O espaço, no entanto, também possui espécies como tambaqui, pacu e muitas tilápias de grande porte. “Estes são os focos da pesca do domingo, dia 10 de abril”, observa o diretor.

 

Ação social

Além de garantir um dia de lazer às famílias, a pesca no lago também tem cunho social. Para se inscrever, é necessário pelo menos um quilo de alimento que será doado ao Provopar.

 

“Isso é muito importante porque além das pessoas irem lá, participarem dessa festa, ter um dia de lazer diferenciado, elas podem ter oportunidade de atender centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade”, diz Neil Alberton, coordenadora do Provopar.

 

Os locais de inscrições serão divulgados nos próximos dias.

Secom