Cotidiano

Peru pode pedir suspensão da Venezuela da OEA

LIMA – O presidente do Peru vai solicitar que a Venezuela seja suspensa da Organização dos Estados Americanos (OEA). Pedro Pablo Kuczynski afirmou nesta quinta-feira que faria o pedido na Colômbia, durante a Cúpula Iberoamericana em Cartagena, para ativar a Carta Democrática Interamericana contra a Venezuela, que contempla a expulsão de países da organização quando não cumprem parâmetros de governabilidade.

? Estaremos amanhã com líderes latinoamericanos e fizemos uma abordagem para que se ative a Carta Democrática e se prepare uma operação de ajuda humanitária para a Venezuela, porque há problemas de (abastecimento de) alimentaçao e medicamentos ? afirmou Kuczynski em coletiva de impresna nesta quinta-feira.

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro propôs adotar a mesma medida em maio, quando convocou uma sessão extraordinária para apresentar um relatório especial sobre a crise venezuelana. Os países-membro da entidade anunciaram, então, que fariam uma ?avaliação coletiva? sobre o assunto, mas até agora nenhuma medida foi tomada.

A Carta Democrática Interamericana foi aprovada em Lima durante uma sessão especial da OEA em 2001, após uma iniciativa do Peru que se inspirou na experiência após uma década sob o mandato de Alberto Fujimori (1990-2000), quem governou três vezes o país e em 2009 foi condenado a 25 anos de prisão por crimes de assassinato e corrupção.

O mecanismo foi aplicado à Venezuela em 2002, após a licença de Hugo Chávez, e posteriormente em Honduras, quando se condenou o golpe de Estado contra o presidente Manuel Zelaya em 2009.